Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 17 Jul 2020 Primeiro posto exclusivo para veículos elétricos está em Gaia Infraestrutura deve permitir poupança de vinte toneladas de dióxido de carbono por ano
O primeiro posto exclusivo para carregamento de veículos elétricos em Portugal foi inaugurado a 17 de julho em Gaia. Com uma área de quatrocentos metros quadrados, o espaço resulta da reconversão de uma antiga bomba de gasolina e inclui dois postos de carregamento rápido de 50kW ligados à rede Mobi.E, com capacidade para carregar quatro veículos em simultâneo, uma loja destinada à venda e ao aluguer de bicicletas e scooters elétricas e ainda um espaço lounge para descanso. "Um projeto a replicar”, para o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, que lembrou o tempo em que ali ia com o pai "num Mini amarelo”, que ainda hoje preserva, "abastecer a esta bomba de gasolina”, motivo pelo qual se orgulha em ver "no fundo, o mesmo espaço adequado a novos tempos”.

A Power Dot, empresa responsável pelo espaço, afirma que o passo seguinte será expandir e chegar a mais de cem municípios, atingindo os 350 postos de carregamento em operação até ao final de 2020. "O nosso objetivo passa por continuar a alargar a rede pública e privada de pontos de carregamento para veículos elétricos, em particular nos parques de estacionamento que tenham outros serviços associados como supermercados, centros comerciais, ‘retail parks’, hospitais ou restaurantes”, adiantou o presidente executivo da Power Dot, José Sacadura.
A tarifa de utilização do posto de Gaia será de nove cêntimos por minuto, somando-se a este o valor da eletricidade consumida ao fornecedor de energia. A reconversão deste posto representou um investimento total de 250 mil euros e a empresa prevê que esta infraestrutura contribua para a poupança de vinte toneladas de dióxido de carbono por ano.