Primeira piscina aquecida do país integrada numa praia abriu em Gaia
Notícias e Destaques 30 Jul 2022 Primeira piscina aquecida do país integrada numa praia abriu em Gaia Equipamento é de acesso gratuito e está instalado em Canide Norte

A 30 de julho abriu ao público a grande novidade da época balnear 2022 em Vila Nova de Gaia: uma piscina com água do mar aquecida instalada na praia de Canide Norte, entre os bares Grão de Areia e Ar de Mar. De acesso gratuito, a piscina tem 20 por 25 metros, profundidade máxima de um metro e água a uma temperatura entre os 28 e 29 graus, contando com barracas de apoio e ainda uma barreira para proteger o espaço do vento. A piscina é 100% sustentável uma vez que é usada água do mar, aquecida por painéis solares (energia renovável), e será monitorizada permanentemente.

O equipamento funciona todos os dias, das 9h30 às 19h30, sendo a entrada feita por ordem de chegada, em grupos de 50 pessoas, com uma permanência máxima de 30 minutos. Com a sustentabilidade como fator de diferenciação, esta piscina é essencialmente destinada a crianças (acompanhadas por um acompanhante), idosos e cidadãos portadores de deficiência.

"Este projeto proporciona o contacto com a água do mar, a uma temperatura mais quente, a pessoas que não conseguem, normalmente, ir ao mar, ou porque têm alguma deficiência, são idosos, ou crianças muito pequeninas. Desse modo, combina a dimensão ambientalmente sustentável, que a Águas de Gaia tanto persegue, com uma resposta social. É um projeto piloto que, se correr bem, e se tiver a aceitação das pessoas, poderá ser replicado, nos próximos anos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, na visita inaugural ao equipamento que tem suscitado o interesse e a curiosidade de dezenas de veraneantes.