Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
PEPAC foi apresentado em Vila Nova de Gaia
Notícias e Destaques 29 Nov 2022 Portugal com 6,7 mil milhões de euros para a agricultura e floresta PEPAC foi apresentado em Vila Nova de Gaia
 
O Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) foi apresentado, a 29 de novembro, pelo Governo em Vila Nova de Gaia. Impedido de marcar presença por motivo de doença, o primeiro-ministro anunciou, através de uma mensagem vídeo, que Portugal contará, nos próximos anos, com 6,7 mil milhões de euros para a agricultura e a floresta no âmbito deste plano. Segundo assegurou António Costa, as verbas visam "alcançar uma agricultura mais produtiva, mais competitiva, mais sustentável, mais verde e mais resiliente”.

Lembrando que "ao longo dos últimos anos houve um forte investimento na inovação e na investigação e desenvolvimento no mundo rural”, o governante sublinhou a capacidade de inovação dos agricultores que tem, a cada ano, feito com que Portugal se aproxime "da meta de produzir e exportar anualmente dois mil milhões de euros e de, por outro lado, ir reduzindo anualmente a nossa dependência externa”.
António Costa lembrou ainda que "ao longo dos últimos anos houve um forte investimento na inovação e na investigação e desenvolvimento no mundo rural, que se traduziu na constituição de oito laboratórios colaborativos”. O primeiro-ministro destacou, igualmente, a importância do "acordo político da reforma da Política Agrícola Comum, reforçando as suas dimensões verde e social, e contribuindo para termos uma agricultura mais resiliente”, alcançado durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Já a ministra da Agricultura e da Alimentação, que presidiu à apresentação do PEPAC em Gaia, realçou que e0ste é um "muito bom plano” e um instrumento "ambicioso” que "dá resposta ao que são as necessidades dos agricultores e dos cidadãos”, destacando que "sem perda de rendimento podemos ter práticas mais sustentáveis para podermos produzir mais com menos e, garantindo a segurança do abastecimento alimentar, podemos também ter preços mais justos ao consumidor”.

Maria do Céu Antunes garantiu que este plano foi desenhado "ouvindo o setor, criando o comité de acompanhamento com peritos ligados a universidades e centros de saber e com as associações setoriais e confederações”, lembrando que foram realizadas "auscultações” a assegurando que serão feitas "avaliações anuais”. "Este plano estratégico tem esta faculdade, todas as avaliações são anuais e a todo o tempo vamos poder ajustar os nossos objetivos, as nossas metas, mas sem nunca perder a ambição”, referiu.

Também presente no evento, o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, deu conta dos resultados de um inquérito ao setor agrícola e que descobriu que entre 2010 e 2020 se perderam "três milhões de quintas na União Europeia [UE]”. O responsável destacou, no entanto, que enquanto na UE essa perda foi de 25% em Portugal foi inferior a 5%. O Comissário disse que a UE está muito preocupada com a guerra russa "mais e mais agressiva" na Ucrânia, que pode "destruir o potencial da agricultura e armazenamento”, mas garantiu que "não há risco direto de abastecimento mundial”.