Porto da Afurada com novo Posto de Controlo e Registo de Pescado
Notícias e Destaques 25 Ago 2022 Porto da Afurada com novo Posto de Controlo e Registo de Pescado Comunidade conta também com 24 novos armazéns de aprestos

O Posto de Controlo e Registo de Pescado do Porto de Pesca da Afurada e 24 novos armazéns de aprestos foram inaugurados, a 25 de agosto, pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. A obra resulta de um investimento de 214 mil euros, financiado a 25% pela Câmara Municipal de Gaia e no restante pelo Programa Operacional Mar 2020, e vai permitir que os barcos de pequena pesca possam ancorar na Afurada. Os pescadores vão poder, assim, vender aqui o seu peixe, sem necessidade de se deslocarem a Matosinhos, como acontecia até agora.

Após o descerrar da placa, o presidente da Câmara Municipal considerou tratar-se de uma obra "estruturante para a comunidade da Afurada. Para Eduardo Vítor Rodrigues, esta infraestrutura veio responder "a uma ambição e expectativa dos pescadores”, representando "um contributo para que o porto seja mais forte, olhe o mais para o futuro e para que os pescadores sejam mais valorizados”. "É preciso cuidar da identidade”, considerou ainda, defendendo que "não fazemos nada se localmente não tratarmos das nossas comunidades”.
Já a ministra da Agricultura realçou que "os grandes investimentos não são só os que envolvem milhões. Também são. Mas este pequeno investimento é de grande importância para esta comunidade. Vai dar capacidade competitiva e beneficiar grandemente a sua atividade”, afirmou Maria do Céu Antunes. Para a governante, este equipamento "é o resultado do desenvolvimento de todos os talentos para servir uma comunidade. Era uma estrutura muito ansiada por toda a comunidade, que tem trabalhado tanto para poder agora vender aqui o seu pescado sem ter de se deslocar a Matosinhos”.

A inauguração seguiu-se a uma reunião entre a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e a comunidade piscatória, em que foi assinado o protocolo de cedência de utilização do pavilhão para o funcionamento do Posto de Controlo e Registo de Pescado, entre a União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada e a Associação Nacional Pequena Pesca do Cerco.