Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Plantada a primeira árvore do futuro «Parque do Cardal»
Notícias e Destaques 29 Nov 2024 Plantada a primeira árvore do futuro «Parque do Cardal» Terreno localizado perto das instalações da PATA
Imagem da notícia
No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, uma data instituída para destacar a importância da preservação e valorização das florestas naturais, foi plantada a primeira árvore do futuro «Parque do Cardal». Trata-se de um espaço, localizado junto à Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA), que ocupará cerca de dois hectares e que será um marco para a sustentabilidade e a biodiversidade na comunidade. "Para marcar este momento tão especial, escolhemos plantar um amieiro, uma espécie autóctone emblemática e predominante dos bosques ripícolas, característicos das margens dos rios. Nada mais simbólico do que iniciar este projeto com uma árvore que tanto representa o equilíbrio ecológico e a riqueza do nosso património natural”, disse Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro do ambiente. 

Além da criação de um espaço verde, este gesto é um apelo à reflorestação com espécies autóctones, essenciais para recuperar áreas degradadas, sobretudo as devastadas por incêndios. "É um compromisso com o futuro, uma celebração da nossa ligação à terra, tal como o nome do parque e uma mensagem de esperança e responsabilidade ambiental para as gerações que virão”, afirmou. Este momento contou com a ‘colaboração’ de dois cães da PATA, que transportaram as sementes de dois carvalhos.

O Parque do Cardal, uma homenagem às pessoas daquela zona, será mais um espaço verde disponível para usufruto da comunidade. Perto do parque, será também implementado um parque de matilhas, que estará disponível no próximo ano, de forma a dar resposta aos inúmeros animais errantes dispersos pelo concelho.