Plantação de 252 sobreiros no Bairro da Barragem de Crestuma/Lever
Notícias e Destaques 21 Jan 2022 Plantação de 252 sobreiros no Bairro da Barragem de Crestuma/Lever Com mais de seis mil metros quadrados, o lote de terreno favorece o estado vegetativo

Na próxima reunião de Câmara, a 24 de janeiro, será votada pelo executivo municipal uma proposta da Metro do Porto que consiste em plantar 252 sobreiros no Bairro da Barragem de Crestuma/Lever. Isto acontecerá uma vez que, para a execução da linha amarela do metro, que ligará Santo Ovídio a Vila d’Este, foi necessário proceder ao corte ou arranque de 503 sobreiros numa área de 3,9 hectares. Assim, na Decisão de Conformidade do Projeto de Execução (DECAPE) da Linha Amarela, "é estabelecido que a Metro do Porto deve proceder à plantação de 0,5 vezes dos sobreiros cortados no concelho de Vila Nova de Gaia”, pode ler-se na proposta. A plantação e o plano de gestão serão executados pela Metro do Porto, em articulação com a Câmara Municipal de Gaia.

Com mais de 6.000 metros quadrados, o lote de terreno "favorece o estado vegetativo dos sobreiros”, acrescentando-se, ainda, que esta medida permitirá a criação de um parque de lazer, com área suficiente para a instalação de infraestruturas de apoio e complementares.