Notícias 24 Mar 2021 Piso desportivo do Pavilhão da Lavandeira está a ser substituído Objetivo passa por criar melhores condições de segurança para os atletas
Num investimento total de cerca de 100 mil euros, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia está a proceder à substituição do piso desportivo principal do Pavilhão Municipal da Lavandeira, incluindo furações, pinturas e ancoragens. Esta intervenção é essencial e urgente devido à necessidade de criar as condições técnicas e de segurança adequadas para os atletas envolvidos nas competições oficiais que ali se desenvolvem em diferentes modalidades.

A intervenção em curso, com conclusão prevista para meados de abril, inclui o levantamento dos pavimentos, sintético e em madeira, e a aplicação de um pavimento de «amortecimento de impactos» em madeira maciça com características tecnológicas mais recentes. Pretende-se que este pavimento desportivo seja assente numa lâmina de polietileno estendida previamente sobre a betonilha, evitando, assim, a penetração de humidade. Deverá, ainda, ser considerado o fornecimento e montagem de «ancoragens amovíveis» 360 graus com buchas químicas, para fixação de equipamentos desportivos de ginástica, dotando o pavilhão de uma maior versatilidade de utilização. Será, ainda, assegurada a pintura de marcações desportivas oficiais para as modalidades de andebol, basquetebol, futsal e voleibol.

O Pavilhão Municipal da Lavandeira é o equipamento desportivo municipal, com exceção dos estádios, mais utilizado para eventos desportivos de relevo, quer pela natureza da competição, quer pela presença de elevado público, já que é o único com capacidade para mais de 1.500 pessoas. O pavilhão é composto por dois campos desportivos em forma de T, sendo adjacente ao Centro de Alto Rendimento Desportivo de Vila Nova de Gaia.