Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Piscina Municipal de Maravedi avança para concurso público
Notícias e Destaques 20 Jan 2023 Piscina Municipal de Maravedi avança para concurso público Empreitada está orçada em oito milhões de euros
 
A Piscina Municipal de Maravedi vai avançar para concurso público, com um preço base de cerca de oito milhões de euros. Depois de todos os esforços desenvolvidos pelo Município de Gaia, as fragilidades impostas pela utilização intensiva deste equipamento ao longo dos anos não permitiu que fosse possível colmatar as inerentes patologias, quer do ponto de vista da manutenção do edificado, como da vulnerabilidade do equipamento eletromecânico obsoleto, que originava custos de exploração avultados. 

Perante este cenário, a Câmara Municipal de Gaia solicitou um estudo para a construção de uma nova piscina, para corresponder de forma mais assertiva às expectativas dos munícipes, numa área habitacional por excelência, e para criar no concelho um equipamento inovador e economicamente sustentável, tendo capacidade para dar resposta transversal a todas as faixas etárias e a um maior número de pessoas. 

Assim, o novo projeto inclui três tanques, balneários e uma área ‘fitness’. O tanque principal, com 25 metros de extensão e 17,50 metros de largura, terá oito pistas de natação semiolímpicas com uma profundidade variável de 1,60m a 1,80m. Os outros dois tanques, com as dimensões de 15 por 8m, destinam-se a crianças (aprendizagem) com uma profundidade variável de 1,10m a 1,20m e ao público sénior com uma profundidade variável de 1,4m a 1,5m. A área da piscina terá capacidade para receber 338 pessoas. Por sua vez, a zona ‘fitness’ foi estruturada para uma utilização simultânea de 69 utilizadores. Estas duas valências terão balneários e zonas de apoio, que terão uma exploração autónoma, permitindo uma maior diversidade de gestão. 

O novo equipamento terá, ainda, uma zona de estacionamento com uma área de 1.000m², dividido por dois pisos, um deles coberto. 

A nova piscina de Maravedi pretende, assim, contribuir para o desenvolvimento de atividades de caráter lúdico, recreativo e desportivo, como a realização de exposições, conferências e diferentes acontecimentos culturais e sociais.