Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Pela igualdade entre mulheres e homens na vida local
Notícias e Destaques 19 Jan 2023 Pela igualdade entre mulheres e homens na vida local Autarquia associa-se a iniciativa do Conselho de Municípios e Regiões da Europa
 
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai associar-se à Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local, promovida pelo CCRE – Conselho de Municípios e Regiões da Europa. Esta proposta, descrita como "um compromisso público, formal e político para a concretização da igualdade entre mulheres e homens ao nível local”, será discutida na próxima reunião do executivo municipal, a 23 de janeiro. Este é o momento ideal para a referida adesão uma vez que a autarquia está prestes a implementar o seu II Plano Municipal para a Igualdade, que preconiza um conjunto de medidas a realizar nesta área durante os próximos quatro anos. 

A partir do momento em que assina a carta, a Câmara de Gaia "assume o compromisso de colaborar com todas as instituições e organizações do seu território no intuito de promover a instauração, de facto, de uma verdadeira igualdade”, pode ler-se no documento. Assim, dentro de um prazo que não pode ultrapassar os dois anos, os signatários têm de elaborar e adotar o seu plano de ação para a igualdade. Serão ações que terão como objetivo central a eliminação das desigualdades políticas, económicas, sociais e culturais ao nível da participação de mulheres e homens na vida local. 

Esta adesão não pressupõe custos financeiros para o Município de Gaia, sendo, pelo contrário, uma mais-valia para o trabalho que a autarquia tem procurado desenvolver nesta área.