Pavilhão da Lavandeira com novo piso
Notícias e Destaques 28 Mai 2021 Pavilhão da Lavandeira com novo piso Melhores condições de segurança para os atletas

Os trabalhos de substituição do piso desportivo principal do Pavilhão Municipal da Lavandeira estão concluídos, numa empreitada da Câmara Municipal que resultou de um investimento total de cerca de 100 mil euros. A obra incluiu furações, pinturas e ancoragens. Uma intervenção que se tornara já essencial e urgente, devido à necessidade de criar as condições técnicas e de segurança adequadas para os atletas envolvidos nas competições oficiais das diferentes modalidades que ali ocorrem.

A intervenção incluiu o levantamento dos pavimentos, sintético e em madeira, e a aplicação de um pavimento de «amortecimento de impactos» em madeira maciça com características tecnológicas mais recentes. Este pavimento desportivo ficou assente numa lâmina de polietileno estendida previamente sobre a betonilha, evitando, assim, a penetração de humidade. Foi ainda feito fornecimento e montagem de «ancoragens amovíveis» 360 graus com buchas químicas, para fixação de equipamentos desportivos de ginástica, dotando o pavilhão de uma maior versatilidade de utilização. Finalmente, foi assegurada a pintura de marcações desportivas oficiais para as modalidades de andebol, basquetebol, futsal e voleibol.

Com exceção dos estádios, o Pavilhão Municipal da Lavandeira é o equipamento desportivo municipal mais utilizado para eventos desportivos de relevo, quer pela natureza da competição, quer pela presença de elevado público, já que é o único com capacidade para mais de 1.500 pessoas. O pavilhão é composto por dois campos desportivos em forma de T, sendo adjacente ao Centro de Alto Rendimento Desportivo de Vila Nova de Gaia.