Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 24 Mar 2021 Passe gratuito dos 13 aos 18 anos em vigor a 1 de abril Plataforma para inscrições online disponível nos próximos dias
INSCRIÇÕES ABERTAS AQUI

O passe gratuito de transportes públicos para estudantes dos 13 aos 18 anos residentes em Gaia entrará em vigor já a partir de 1 de abril, materializando-se assim o alargamento do apoio da Câmara Municipal a esta faixa etária. Esta iniciativa vem, assim, acrescentar-se ao passe para os alunos do ensino superior, também suportado pela autarquia desde outubro de 2020, num universo de cerca de 4.400 estudantes.
O número de alunos que poderão estar abrangidos pelo passe 13-18 agora assumido pela Câmara de Gaia atinge os 13 mil, estimando-se que o investimento do orçamento municipal nesta nova medida, até ao final do ano, deverá ser de sensivelmente dois milhões de euros.

Perguntas e respostas

1. A quem se destina esta medida?
Destina-se a estudantes beneficiários do passe Andante 4_18 ou passe Andante 4_18 (A), da modalidade Municipal, com residência em Vila Nova de Gaia, com idades compreendidas entre os 13 e os 18, inclusive.

2. Quando entra em vigor?
No dia 1 de abril de 2021.

3. Em que consiste a medida?
Consiste na comparticipação integral, pela Câmara Municipal, da mensalidade das modalidades 3Z e Municipal do passe Andante 4_18 e passe Andante 4_18 (A), que caberia ao utente.

4. Como posso candidatar-me?
a) Os candidatos, terão, previamente, de adquirir o cartão Andante passe 4_18, ou passe 4_18 (A), ou no caso de já possuírem um daqueles cartões, proceder à renovação do respetivo perfil, de acordo com os procedimentos legais, e nos locais estabelecidos para o efeito (por exemplo, nas lojas Andante).
b) Posteriormente, deverão inscrever-se na plataforma on-line da Câmara, na qual, entre outros dados que serão solicitados, deverão indicar o número do passe Andante 4_18 ou 4_18 (A), fazer prova da residência em Vila Nova de Gaia (certidão comprovativa do domicílio fiscal, retirada diretamente do site da Autoridade Tributária, ou certidão comprovativa de morada emitida pela Junta de Freguesia onde reside) e atestar a legitimidade do Encarregado de Educação, através de declaração validada pela respetiva escola.

Informações adicionais através da linha 800 210 193, ou para o email passe13-18@cm-gaia.pt