Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 05 Abr 2021 Parque de S. Paio já com três hectares irresistíveis Área junto ao rio Douro pronta para fruição
 
 
A Câmara Municipal inaugurou a primeira fase da intervenção no Vale de S. Paio, num total, para já, de três hectares disponíveis para fruição da população. O parque de S. Paio, localizado em Canidelo, é uma obra da responsabilidade do arquiteto Sidónio Pardal e a zona agora inaugurada é a mais próxima do estuário do Douro, local de fruição com espaços verdes e de convívio que soma uma ciclovia e áreas de descanso. 


Neste momento já foram intervencionados três hectares de terreno, num total de 1,2 milhões de euros investidos. Toda a intervenção no Vale de S. Paio implicará um investimento de 3,5 milhões de euros. Seguir-se-ão os trabalhos numa mancha arbórea que se localiza mais no interior do parque, local onde serão feitos caminhos e uma cafetaria.

Na abertura oficial deste espaço à população, e tendo em conta que o parque se localiza junto à Reserva Natural Local do Estuário do Douro (RNLED), o presidente da Câmara Municipal garantiu que o acesso à reserva manter-se-á condicionado com as vedações existentes e maior fiscalização. "Esta era uma zona, antes de silvado, que tinha de ser preservada, obedecendo a especificidades. Na segunda fase, a mancha arbórea já está consolidada e o tipo de intervenção é diferente. Esta obra está a ser levada a cabo com respeito pelas peças emblemáticas. Estamos a fortalecer os espaços públicos abertos e disponíveis para quem quiser utilizar”, descreveu Eduardo Vítor Rodrigues.

Sidónio Pardal, arquiteto que projetou e continua a trabalhar no Parque de S. Paio, explicou que procurou fazer com que a vista sobre o estuário "ficasse mais expressiva” e que o "grande desafio foi transformar tudo, de forma a que tudo ficasse na mesma”.