Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Os desafios do Poder Local discutidos em Gaia
Notícias e Destaques 21 Out 2022 Os desafios do Poder Local discutidos em Gaia Município acolheu o 40.º Colóquio da ATAM
 
O Município de Vila Nova de Gaia acolheu, de 20 a 22 de outubro, no Pavilhão Municipal da Lavandeira, o 40.º Colóquio da Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM). Em debate, estiveram temas como a prevenção da corrupção nas autarquias locais, a descentralização de competências nos municípios, as novas regras da contratação pública de proximidade, a problemática da gestão dos recursos humanos ou a transformação digital das cidades, entre muitos outros. O programa inclui uma dezena de sessões e debates sobre temas vitais ligados ao Poder Local. 

Entre os temas do colóquio, Marcelo Delgado, presidente da ATAM, destacou uma "websummit” sobre a transformação digital das cidades e territórios sustentáveis, na qual foram apresentadas soluções "com uma dimensão de inteligência informática”, que considerou "decisiva para a evolução da atividade administrativa”. E acrescenta: "Nós temos um problema de degradação permanente da administração pública e na [administração] local também já se sente muito isso. Não houve renovação dos quadros da administração, há uma certa tendência de desqualificação, não só estatutária, mas remuneratória, e, em geral, uma certa desmotivação. E, portanto, estamos a atravessar um momento difícil e muito mais difícil será no próximo ano. E este colóquio é um colóquio de esperança”.

Por sua vez, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, deixou um compromisso. "O Município de Gaia olha para este encontro como uma forma de compromisso com o trabalho que tem vindo e que continuará a ser feito. E aqui deixo um compromisso pessoal: estou em fim de mandato e estou disponível para colaborar, para além da vigência do mandato, com aquilo que foi a aprendizagem destes 12 anos”, disse o autarca, terminando a sua intervenção com um convite: "no final deste encontro, visitem Vila Nova de Gaia e o Porto, duas cidades absolutamente extraordinárias que cooperam no dia a dia para fazer desta uma região mais próspera”. 

De referir ainda que as conclusões dos vários painéis e debates serão reunidas pelo gabinete jurídico da associação num documento, apresentado no encerramento do evento e posteriormente publicadas.