Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 29 Jun 2017 Open House Porto começa este fim de semana com visitas a 60 espaços 3.ª edição vai oferecer um roteiro com mais nove espaços do que na edição anterior
 
A 3.ª edição do Open House Porto arranca este fim de semana, 1 e 2 de julho, nas cidades de Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos e promete surpreender e superar as melhores expectativas. Com um roteiro por 60 espaços, mais nove do que na edição anterior, a iniciativa abarcará espaços como a Torre de Retransmissões do Monte da Virgem, o Hospital Conde Ferreira, o Cemitério do Prado do Repouso ou o túnel do caminho de ferro desativado entre São Bento e Campanhã. Para os curadores Ivo Poças Martins e Paula Santos, estes são espaços que sempre existiram mas que "nunca conseguimos ou arriscámos visitar”. A juntar a estes espaços, no roteiro constam ainda estruturas novas e modernas como o Metro do Porto, o i3S ou a recuperação da Real Vinícola para a Casa da Arquitetura. Juntam-se referências históricas como o Mosteiro da Serra do Pilar ou a Igreja dos Grilos e, pelo caminho, em Gaia, Matosinhos e Porto, somam-se "edifícios da Baixa comercial burguesa até às ilhas reativadas”, entre outros exemplos.
O Open House Porto mobiliza este ano 220 voluntários, mais quarenta do que a edição de 2016, ano em que foi visitado por cerca de trinta mil pessoas (11 mil em 2015). A edição deste ano prevê 156 visitas comentadas por 75 especialistas e autores de projeto.