Oficializada adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham
Notícias e Destaques 28 Mar 2023 Oficializada adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham Bandeira do programa hasteada no Centro Cívico

O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) atribuiu, à Câmara Municipal de Gaia, no dia 28 de março, a bandeira Rede de Cidades e Vilas que Caminham, programa coordenado pelo ICVM que faz parte de um acordo de escala internacional com a Red Ciudades que Caminan, que reúne mais de 80 municípios em Espanha.

Esta rede, que agora, se inicia em Portugal, conta já com cerca de trinta municípios portugueses aderentes, tendo sido criada com o objetivo de estabelecer uma plataforma de partilha de experiências e de soluções que constituem excelentes exemplos de boas práticas urbanas em matéria de mobilidade sustentável, suave e ativa.

O projeto pretende garantir, aos municípios integrantes, o desenvolvimento de trabalhos para uma cidade mais qualificada e inclusiva, ondes se pretende tornar a circulação pedonal como o mais importante modo de deslocação. Esta adesão resultará, então, no reforço da caminhabilidade em Vila Nova de Gaia e no incremento das suas condições de segurança e conforto e, consequentemente, na melhoria da saúde pública dos seus habitantes; na economia de proximidade, beneficiando o comércio local; das sociabilidades na qualificação do espaço público; no regresso ao caminho das escolas; nas acessibilidades para todos os cidadãos, sem exclusões; amigabilidade da cidade e dos lugares urbanos e contributo para a mitigação das alterações climáticas.

Nas ações previstas estão: trabalho em rede com conhecimento sobre as experiências de sucesso; ações de formação nacional e internacional aos técnicos das autarquias na elaboração de projetos de espaço público, melhorando as suas competências e conhecimentos; a participação em seminários e conferências e a receção de informação sobre modelos e modos de intervenção urbanos.