Obras na ponte Luís I arrancam 14 de outubro
Notícias e Destaques 06 Out 2021 Obras na ponte Luís I arrancam 14 de outubro Intervenção da IP obriga ao corte de trânsito no tabuleiro inferior

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai dar início à empreitada de reabilitação e reforço do tabuleiro inferior da ponte Luís I sobre o rio Douro, entre as cidades de Gaia e do Porto, e devido à natureza dos trabalhos a realizar será necessário encerrar o trânsito automóvel a partir das 0h00 do próximo dia 14 de outubro, por um período de aproximadamente 12 meses. No entanto, e de forma a minimizar os impactos desta intervenção para os utentes, será permitida a passagem de peões em situação condicionada através de plataformas montadas para o efeito. A Câmara Municipal de Gaia recomenda que, a partir de 16 de outubro, seja utilizado o seguinte percurso: rua General Torres, rua Luís de Camões, alameda da Serra do Pilar, rua Gonçalves Zarco e avenida Dom João II.

Para José Serrano Gordo, vice-presidente da IP, "esta obra reveste-se de especial importância pela história e relevância que a ponte Luís I tem para as cidades do Porto e de Vila Nova de Guia. Pelas características da intervenção vamos ser obrigados a fechar a ponte ao tráfego rodoviário durante o período da obra, assunto que foi coordenado com os municípios envolvidos, solicitando a melhor compreensão pelos inconvenientes que esta situação provoca, na certeza, porém de que estamos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores. A IP irá colocar todo o seu empenho para que obra decorra dentro dos prazos previstos”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, "a concretização desta empreitada reveste-se de enorme importância. O tabuleiro inferior da ponte Luís I necessita urgentemente destas obras, para bem dos milhares de pessoas que, a pé, de automóvel ou de autocarro, diariamente o atravessam. Esta intervenção, aliás, assume-se como fundamental não só pela melhoria das condições de atravessamento e de segurança para todos, mas também por se tratar de uma obra de arte que devemos todos acarinhar e cuidar, sempre. Sabemos que as obras, como sempre acontece, irão causar transtornos e incómodos, mas só assim se conseguirá, finalmente, voltar a ter o tabuleiro inferior da ponte Luís I nas melhores condições”.

Esta intervenção, com um investimento associado de cerca de 3,3 milhões de euros, tem como objetivo reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos, e outras que venham a ser identificadas no âmbito dos trabalhos a executar. Para além da reparação das situações identificadas, é necessária a substituição pontual de rebites, a retificação de chapas deformadas, a manutenção dos aparelhos de apoio, a substituição das juntas de dilatação, a reparação das portas de acesso aos encontros e a reabilitação dos serviços afetados.

A empreitada prevê também o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal e a substituição da laje do tabuleiro. Com o presente projeto pretende-se, igualmente, conferir à ponte, e em particular ao tabuleiro inferior, uma capacidade resistente compatível com as sobrecargas rodoviárias atuais, pelo que a construção de um novo tabuleiro permitirá eliminar a limitação de circulação de veículos com peso bruto superior a 30 toneladas, passando a ser admissível a circulação de veículos com peso bruto até 60 toneladas.

A intervenção no tabuleiro inferior tem ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro.

Alternativas ao tabuleiro inferior da ponte Luís I
  • Para quem se desloca a partir da Afurada ou do Cais Capelo Ivens, a melhor alternativa passa pela Avenida Mestre José Rodrigues, daí derivando para a Ponte da Arrábida ou para a Via da Misericórdia (circular do Centro Histórico).
  • Para quem se desloca da Beira-rio (Avenida Diogo Leite e Avenida Ramos Pinto), pode fazer-se o acesso pela Rua General Torres ou pela Via da Misericórdia (através da Rua Cândido dos Reis), daí derivando para a Arrábida, Freixo ou Ponte do Infante.
  • Para quem acedia ao tabuleiro inferior descendo a Rua General Torres, a alternativa será o desvio pela Rua de Camões até à ponte do Infante.
  • Para quem acedia pela Rua de Jau e Rua General Torres, a alternativa será igualmente o acesso pela Rua de Camões até à ponte do Infante.
  • Será, ainda, garantido um reforço de transportes públicos e de apoio policial para minimizar os problemas. Pede-se, por isso, a melhor compreensão para esta obra fundamental.
  • Todas estas indicações estarão devidamente sinalizadas.