Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 04 Mar 2021 Obras de expansão da Linha Amarela arrancam este mês Tribunal de Contas já deu luz verde às empreitadas
 
O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas da Metro do Porto de prolongamento da Linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, e de construção da Linha Rosa, no Porto. As obras terão início já este mês, sendo que, previsivelmente em 2023, Gaia e Porto já terão mais seis quilómetros de rede e sete novas estações.

Recorde-se que, em novembro de 2020, foram assinados os contratos entre a Metro do Porto e o consórcio Ferrovial/ACA de 98,9 milhões de euros (Linha Amarela) e 189 milhões (Linha Rosa). No entanto, as duas empreitadas representam um investimento total de mais de 407 milhões de euros. Cerca de 137 milhões de euros dizem respeito a concursos complementares à empreitada que terão de ser lançados, ligados à sinalética ou máquinas de bilhética.

Em Gaia, a extensão da Linha Amarela permitirá construir um troço com três estações e cerca de três quilómetros, passando pelo Centro de Produção da RTP e pelo Hospital Santos Silva, e terminando numa zona de elevada densidade populacional, a urbanização de Vila d’Este.