Notícias 07 Jul 2020 Obra do Centro de Saúde dos Carvalhos arranca em 2021 Empreitada será integralmente financiada pela autarquia, que cede também o terreno
A obra para a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos, que rondará os 1,2 milhões de euros, deverá arrancar em 2021, depois de o protocolo a celebrar entre o Município de Gaia e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) ter sido aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, a 6 de julho.

Em causa está um projeto que será suportado integralmente pela autarquia, ao abrigo de um compromisso selado com o Ministério da Saúde, de que as verbas atribuídas a Vila Nova de Gaia, para esta área, sejam aplicadas nas obras do hospital. Nesse sentido, a Câmara, para além de ter doado o terreno, garante o financiamento total da obra nos Carvalhos, enquanto que a ARS-Norte fornecerá o projeto e os equipamentos.

Para o presidente da autarquia, este problema deve ser resolvido com urgência, já que, atualmente, "os profissionais de saúde e os utentes não têm condições". Eduardo Vítor Rodrigues garantiu também que a saúde oral estará presente neste centro de saúde, com a compra de uma cadeira odontológica, à semelhança do que já acontece em Soares dos Reis e em Vilar de Andorinho, estando prevista a sua aquisição também para os centros de saúde da Madalena e dos Carvalhos.

Esta empreitada tem a duração prevista de um ano e vem somar-se às várias intervenções previstas para esta zona, como a requalificação do espaço da feira, a construção de um anfiteatro natural e um parque infantil, entre outras.