Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Obra de renovação da Linha do Norte foi tema dominante
Notícias e Destaques 28 Abr 2022 Obra de renovação da Linha do Norte foi tema dominante 4.º ciclo de Presidências Abertas passou por São Félix da Marinha
 
São Félix da Marinha foi uma das últimas freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia a acolher o 4.º ciclo de Presidências Abertas. Decorridos cerca de dois meses desde o arranque deste périplo, os laços e o trabalho em rede com as freguesias continuam a ser estimulados, num conjunto de reuniões profícuas que pretendem auscultar as principais necessidades e anseios da população e das instituições locais. "Sabemos que muito há para fazer, mas temos a perspetiva de que iremos fazer mais e melhor”, afirmou Carlos Pinto, presidente da junta de freguesia de São Félix da Marinha. 

A visita, como habitual, começou com uma reunião com o executivo da junta de freguesia local, onde a equipa liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, ouviu as sugestões e carências da freguesia. De tarde, visitou-se a Escola Básica de Moinhos, e aqui, pelas mãos de três «guias» (alunas de diferentes ciclos), foram transmitidas as principais necessidades daquela comunidade escolar, nomeadamente: pintura da fachada e do interior, coberto para fazer a ligação ao recreio, alargamento do refeitório, lavatório na casa de banho, colocação de um divertimento no exterior para as crianças que, por sugestão do presidente da autarquia, será um campo de minigolfe. O Rancho Folclórico de São Félix da Marinha foi a instituição seguinte, com enfoque na obra de construção da nova sede, já em curso. 

À noite, a sessão com a população e as instituições locais decorreu no salão paroquial de São Félix da Marinha, perante uma audiência fortemente composta por elementos da comunidade educativa, mas também por cidadãos com dúvidas e sugestões sobre as obras que a Infraestruturas de Portugal (IP) está a levar a cabo na Linha do Norte. Esta obra já motivou petições públicas e pedidos de esclarecimento, bem como a promessa de ações de protesto no terreno, sendo que a estrutura mais criticada é a passagem superior pedonal da Granja. "A Câmara Municipal lutou para que esta obra fosse relançada, com o aproveitamento de fundos europeus. Tenho a noção de que qualquer intervenção que ali se faça terá algumas consequências e, por isso, entendo que este seja um debate complexo, mas importa ter a perceção de que a obra da Linha do Norte é de vital importância para Gaia e para a região”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, procurando responder às dúvidas e aos principais anseios da população presente. 

A necessidade de intervenções na Estrada Nacional 109, as carências das escolas ao nível das infraestruturas, a escassez de salas do pré-escolar na freguesia ou a falta de apoios de praia foram algumas das questões levantadas. Eduardo Vítor Rodrigues, no final, deixou a garantia: "este é um momento de partilha, mas estamos sempre disponíveis para vos ouvir nas habituais reuniões públicas da Câmara. Façam-nos chegar as vossas inquietações que rapidamente tentaremos responder. Em São Félix da Marinha, como noutras freguesias, temos as nossas ambições, mas temos a disponibilidade para ouvir a opinião de cada um”.