Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 16 Jan 2020 «O Santo é nosso… o corno é vosso. E ele é nosso! E é, é, é!» A Romaria de São Gonçalo voltou às ruas da cidade.
 
A Romaria de São Gonçalo é a primeira que se realiza no ano. Os grupos desfilam pelas ruas, com as figuras de São Gonçalo e São Cristóvão, atraindo a atenção de dezenas de peregrinos que acompanham os grupos ao longo do desfile, a cantar e a apregoar: «o Santo é nosso, o Santo é nosso… o corno é vosso. E ele é nosso! E é, é, é!»
No dia 12 de janeiro, a tradição regressou às ruas da cidade, em clima de enorme euforia e saudade. A romaria tem como ponto fulcral a Igreja de Mafamude, onde existe um altar a São Gonçalo, protetor dos marinheiros e pescadores, santo das doenças dos ossos e construtor de pontes. Também São Cristóvão é homenageado pelas populações ribeirinhas da cidade, invocando nele o protetor dos barqueiros do rio. 
A romaria decorreu ao longo do dia, com os Mareantes do rio Douro, de Santa Marinha, e as Comissões Velha e Nova da Rasa, de Mafamude.