O livro que mostra a realidade do concelho sob múltiplas perspetivas
Notícias e Destaques 08 Fev 2023 O livro que mostra a realidade do concelho sob múltiplas perspetivas Obra reúne as dez newsletters produzidas pelo Observatório Social de Gaia

O Observatório Social de Vila Nova de Gaia foi criado em 2019 e resulta de uma colaboração com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, tendo surgido com o objetivo de aprofundar, de forma cientificamente autónoma e independente, o conhecimento sobre o tecido demográfico, económico e sociocultural do concelho, com vista a informar a intervenção autárquica e as políticas públicas. Desde setembro desse ano, foram divulgadas um total de dez newsletters que forneceram diferentes leituras sobre o território gaiense e as suas dimensões sociais. O conteúdo dessas newsletters e deste continuado retrato de Gaia surge agora compilado numa publicação, coordenada por João Teixeira Lopes e levado a cabo pelas investigadoras Tânia Leão, Daniela Silva e Joana Santos. O livro intitula-se «Gaia em números: um concelho sob múltiplas perspetivas» e foi apresentado, a 7 de fevereiro, no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, esta publicação "sistematiza os contributos, dissemina a informação e sublinha a importância estratégica do estudo e do diagnóstico. A partir daqui, ficam todos mais capacitados para o trabalho em rede, para a discussão e a partilha, sempre na expetativa de desenhos de políticas municipais mais adequadas e fortalecidas”.

Dos cuidadores informais à juventude, passando pela terceira idade ou as migrações, a análise feita pelo Observatório Social de Gaia incluiu as temáticas e os setores mais relevantes numa sociedade em constante mutação, onde não poderiam também ter ficado de fora momentos como a pandemia e dados como as estatísticas dos Censos 2021. Um terço dos idosos de Vila Nova de Gaia vive em situação de grande vulnerabilidade social; os 20% mais ricos concentram 3,5 vezes mais riqueza do que os 20% mais pobres; o rendimento tem vindo a crescer, ligeiramente acima da Área Metropolitana do Porto (AMP), sendo que um agregado familiar, em termos médios, declara cerca de 1.600 euros por mês; a desigualdade tem vindo, embora paulatinamente, a diminuir. Estas são algumas das conclusões retiradas deste estudo aprofundado da evolução do concelho nos últimos anos. Para João Teixeira Lopes, "este livro é a parte visível de um imenso trabalho invisível e muito sistemático (…) dando pistas ao executivo e aos técnicos e podendo ser um instrumento de cidadania”.

Consulte todas as newsletters publicadas no seguinte link: