Novo concurso para o Centro de Saúde dos Carvalhos
Notícias e Destaques 05 Jul 2022 Novo concurso para o Centro de Saúde dos Carvalhos Preço base fixado agora em 6,5 milhões de euros

O executivo da Câmara Municipal aprovou, na reunião de 4 de julho, por unanimidade, o lançamento de um novo concurso para a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos. O procedimento será agora submetido à Assembleia Municipal, esperando-se que possa ser lançado ainda este mês, após publicação em Diário da República e no jornal oficial da União Europeia.

O lançamento do novo concurso, com um preço base fixado em 6,5 milhões de euros mais IVA, surge depois de no anterior, de 3,9 milhões de euros, as quatro propostas apresentadas terem sido excluídas por apresentarem "valores superiores ao preço base fixado". Segundo explicou o presidente da autarquia, tal verificou-se por o anterior "não ser adequado à obra em questão", fruto da situação pandémica, da guerra na Ucrânia e do aumento dos preços das matérias-primas, em particular no setor da construção.

Eduardo Vítor Rodrigues salientou que este é "o primeiro equipamento local de saúde pré-hospitalar", representando uma "nova geração de centros de saúde", cujo objetivo é providenciar serviços e horários que permitam ter "pré-urgências hospitalares locais". "Na zona dos Carvalhos isso é muito importante porque permite abranger toda a aquela zona sul do concelho de Vila Nova de Gaia", acrescentou. A nova unidade de saúde terá dois pisos e abrangerá duas unidades de saúde familiar e uma unidade de cuidados da comunidade.

Considerando que esta obra é um "objetivo prioritário do município", o presidente da Câmara adiantou que a construção do equipamento deverá demorar de "um ano e três meses", sendo objetivo candidatar o projeto ao overbooking do programa Norte 2020. A autarquia, recorde-se, cedeu gratuitamente o terreno à Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, a quem coube a elaboração do programa funcional e projeto de execução, e assumiu a construção do centro de saúde.