Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 20 Out 2020 Novo centro de carregamento elétrico de veículos Espaço irá permitir o carregamento de 18 veículos em simultâneo
Vila Nova de Gaia vai acolher um dos dez centros nacionais de carregamento de veículos elétricos, espaço que deverá ser integrado numa zona de comércio ou de serviços. Esta decisão foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara e em causa está um protocolo a estabelecer com a MOBI.E S.A., gestora da rede de mobilidade elétrica, que a 9 de outubro anunciou o lançamento de um concurso para escolher até quatro empresas para a instalação de dez centros de carregamento de veículos elétricos, num investimento total de 1,75 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental. Em comunicado, a MOBI.E S.A. esclareceu que a iniciativa "visa reforçar a infraestrutura de carregamento de acesso público em 90 postos de carregamento”, através de um projeto-piloto integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo.

Cada um dos centros, a que a MOBI.E chama de "hub”, vai ser constituído por nove postos: um de carregamento ultrarrápido (150 quilowatt (kW)), três de carregamento rápido (50 kW) e cinco de carregamento normal (22 kW), permitindo o carregamento simultâneo de 18 veículos.

Já na proposta levada a reunião de câmara, lê-se que "este centro deverá ser montado num local que desincentive atos de vandalismo e transmita segurança aos utilizadores”. Também é requisito que seja um local integrado numa zona de comércio ou de serviços. Sobre a sua dimensão, a proposta especifica que deverá ter capacidade para comportar 18 lugares de estacionamento à superfície, com uma área mínima de 400 metros quadrados.