Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Novidades no passe sub-23 gratuito
Notícias e Destaques 23 Fev 2022 Novidades no passe sub-23 gratuito Universitários gaienses que estudem fora da AMP já podem usufruir
 
Desde 23 de fevereiro que os alunos universitários, residentes em Gaia, que frequentem instituições de ensino superior fora da Área Metropolitana do Porto (AMP) podem também ter acesso ao passe sub-23 gratuito, numa medida totalmente financiada pela Câmara Municipal. Assim, estes estudantes podem desde já tirar o passe para o mês de março, acedendo AQUI.

De recordar que desde 1 de setembro de 2019, na sequência da assinatura do Contrato do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) entre o Estado e a AMP, todos os alunos que residem no território da AMP podem beneficiar gratuitamente do Passe Sub-13 (4 aos 12 anos, inclusive), que permite a sua mobilidade em todo o território da AMP. Por opção da Câmara Municipal de Gaia, acrescem outras medidas de apoio à mobilidade da população em idade escolar, residente em Vila Nova de Gaia. A Câmara comparticipa integralmente a mensalidade das modalidades 3Z, Municipal e Metropolitano do Passe Andante 4_18 e Passe Andante 4_18(A), que caberia ao utente, desde o dia 1 de abril de 2021. A verdade é que com a entrada em vigor do PART foi criada a assinatura gratuita até aos 12 anos, pelo que o 4_18 só se aplica a alunos a partir dos 13 anos. Além disso, desde 1 de outubro de 2020, o custo associado à assinatura mensal do Passe Andante Sub23 também é assumido pela Câmara Municipal. Trata-se de uma modalidade de transporte destinada a estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, e aos estudantes do Ensino Superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade. Esta última medida foi agora alargada aos sub-23 que frequentem universidades fora da AMP.