Notícias 17 Fev 2021 Município já serve mais de seiscentos almoços diários Em takeaway ou nas escolas, desde 25 de janeiro somam-se mais de 8 mil refeições
Desde a semana inicial de pausa letiva forçada motivada pela evolução da pandemia de covid-19, a Câmara Municipal de Gaia fornece, à semelhança do que aconteceu na primeira vaga, em 2020, almoços a alunos do Escalão A da Ação Social Escolar, a estudantes em acolhimento nas escolas (filhos de trabalhadores de serviços essenciais) e a pessoas/famílias infetadas, ou não, que estejam impossibilitadas de sair ou de garantir a sua alimentação.

No total, desde 25 de janeiro foram servidos 8.272 almoços, sendo que neste momento se somam já mais de 650 por dia. Um número que começou nos cerca de trezentos e que nunca parou de crescer desde o primeiro dia, tendo já duplicado em três semanas. Importa também referir que, deste total, cerca de quinhentos almoços destinam-se a crianças e cerca de uma centena a adultos. Neste momento, além dos almoços são ainda servidos pelos serviços da autarquia cerca de oitenta lanches diários.

Para que esta importante ajuda às famílias seja possível, estão em funcionamento diário, exceto ao fim de semana, as cantinas das escolas EB dos Carvalhos e de Vila d’Este, sendo as refeições distribuídas por cerca de vinte estabelecimentos escolares de Gaia e ao domicílio.

Este é um dos apoios que a Câmara Municipal de Gaia implementou neste novo confinamento do país, integrando o conjunto de medidas que haviam sido asseguradas também em 2020. Neste contexto, a autarquia fornece fichas e material de acompanhamento pedagógico para alunos sem acesso informático sinalizados pelos agrupamentos de escolas; mantém em funcionamento o programa GAIAaprende+ à distância, com cerca de 160 crianças inscritas; o programa GAIAaprende+(i), para alunos com necessidades especiais, continua em atividade nas unidades das escolas, mantendo-se, igualmente, o transporte diário destes alunos. Cerca de vinte crianças, filhas de trabalhadores de serviços essenciais, estão a frequentar as escolas de acolhimento do concelho. É, ainda, garantido o acolhimento (a partir das 7h30) e prolongamento (até às 19h30) dos alunos que frequentem estas escolas pelo programa GAIAaprende+.

No que diz respeito ao material para assegurar o ensino à distância, foi feito o levantamento das necessidades de equipamento informático dos alunos do ensino básico para novo empréstimo dos 1.400 computadores adquiridos na primeira fase de pandemia, tendo sido adquiridos a distribuídos duzentos adicionais. Foram, ainda, disponibilizados de novo, pelas juntas de freguesia, routers a alunos que não tinham acesso à internet.