Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Município atribui 130 bolsas para a Universidade Júnior
Notícias e Destaques 15 Jun 2022 Município atribui 130 bolsas para a Universidade Júnior Valor fixa-se em 95 euros por semana e por aluno
 
Este ano, a Câmara Municipal de Gaia vai associar-se, uma vez mais, à Universidade do Porto, facilitando a participação dos jovens gaienses nos cursos de verão da denominada Universidade Júnior. 
Neste sentido, ao abrigo do protocolo que será discutido na próxima reunião de Câmara, a 20 de junho, o Município de Gaia irá, em primeiro lugar, promover a divulgação do programa Universidade Júnior pelos estabelecimentos de ensino. Depois, irá assegurar a atribuição de 130 bolsas a estudantes do ensino básico e secundário do concelho, sendo que o valor deste ano se fixa nos 95 euros por semana e por aluno. 
Paralelamente, será assegurada a participação destes estudantes, relativamente: à inscrição semanal; ao transporte de alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade e alunos oriundos de IPSS, entre Gaia e os polos da Universidade do Porto. Os restantes alunos estão sujeitos a disponibilidade de lugares no transporte. Além disso, a Câmara garante o pagamento total do valor da inscrição semanal aos alunos que, cumulativamente, lhes seja reconhecida excelência/mérito e que estejam integrados num dos escalões previstos para a concessão de benefícios no âmbito da ação social escolar. 
A autarquia está consciente do importante papel que desempenha no que respeita à formação qualificada dos jovens do seu concelho e aposta em estratégias que reduzam o índice de abandono escolar, mantendo a preocupação com a construção individual dos percursos educativos dos jovens. 
A Universidade Júnior é um programa único a nível nacional, pela sua diversidade temática e dimensão, dirigido aos alunos do ensino básico (a partir do 5.º ano) e secundário.

Mais informações sobre as datas: