Notícias 26 Abr 2021 Mob+ já chegou a Avintes Mobilidade de proximidade em mais uma freguesia
O serviço de mobilidade de proximidade Mob+ está a funcionar, desde 26 de abril, na freguesia de Avintes, que vem assim juntar-se às de Mafamude e Vilar do Paraíso, Grijó e Sermonde e Pedroso e Seixezelo.

Numa cerimónia simbólica que assinalou a primeira viagem da carrinha do Mob+ em Avintes – que transportou a D. Lucinda Sousa, ex-funcionária da Sogrape, de casa até à junta de freguesia –, o presidente da Câmara Municipal adiantou que a chegada do serviço a Oliveira do Douro "estará por dias” e que já há, também, proposta para que venha a estender-se brevemente a Canidelo. "Está a demonstrar-se que este serviço é mesmo importante”, destacou Eduardo Vítor Rodrigues, explicando que "as juntas de freguesia, neste momento, estão a aderir ao Mob+ pelo efeito positivo que sentem naquelas que iniciaram anteriormente este processo”. O autarca assegurou, neste contexto, que o serviço "vai intensificar-se”, sendo objetivo da Câmara Municipal que chegue a todas as juntas e uniões de freguesia.

Em Avintes, o objetivo do Mob+ passa por facilitar a deslocação de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, em situação de comprovada mobilidade reduzida, a pontos geográficos definidos, como o edifício sede da junta de freguesia, a farmácia, os correios, o centro de saúde ou o posto da GNR. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00. O acesso é feito por requisição prévia, com a antecedência mínima de 24 horas relativamente ao dia e hora da prestação do serviço, através dos telefones 969 014 197 ou 227 820 321 ou do endereço de mail geral@avintes.net.

O projeto Mob+ insere-se na estratégia da Câmara Municipal de Gaia de melhorar a mobilidade no concelho, uma das grandes prioridades do atual executivo, que tem vindo a reforçar o investimento nesta área. Este modelo de transporte porta a porta foi implementado, pela primeira vez, em junho de 2020 na União de Freguesias de Grijó e Sermonde a título experimental.