Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 18 Jan 2021 MOB+ chega a mais três freguesias de Gaia Canidelo, Oliveira do Douro e Avintes irão receber o serviço de mobilidade de proximidade
 
Depois de Grijó e Sermonde, Pedroso e Seixezelo e Mafamude e Vilar do Paraíso – em que o projeto já está em curso –, o executivo de Gaia vota a 18 de janeiro, em reunião de Câmara, a proposta de apoio financeiro para a aquisição de veículos de nove lugares para a operacionalização do Mob+ nas freguesias de Canidelo, Oliveira do Douro e Avintes. De acordo com as propostas, será prestado um apoio no montante de 30 mil euros à Junta de Freguesia (JF) de Canidelo, 36 mil à JF de Oliveira do Douro e, por fim, 36 mil euros à JF de Avintes.

O projeto MOB+ insere-se na estratégia da Câmara Municipal de Gaia de melhorar a mobilidade no concelho, uma das grandes prioridades do atual executivo, que tem vindo a reforçar o investimento nesta área. Este modelo de transporte porta a porta foi implementado, pela primeira vez, em junho de 2020 na União de Freguesias de Grijó e Sermonde a título experimental, sendo o objetivo da autarquia alargá-lo a todo o território.

Neste caso concreto, trata-se de freguesias que se caracterizam pela sua diversidade territorial, dispersão e variabilidade em termos de fixação da população. Por isso mesmo, Canidelo, Avintes e Oliveira do Douro assumem ter diversas dificuldades em termos de transporte público de proximidade, nomeadamente no que respeita à população sénior. Este serviço irá, por isso, permitir a mobilidade de forma gratuita à população da freguesia para determinados destinos que não sejam contemplados pela rede de transportes públicos. Podem ser disso exemplo a sede da Junta de Freguesia, o centro de saúde, o posto dos Correios, a paragem de transporte público mais próxima para uma deslocação ao hospital, entre outros locais.