Notícias 29 Mar 2021 Mítico campo municipal de S. Tiago está a ser requalificado Intervenção resulta de um investimento de cerca de um milhão de euros
A Câmara Municipal de Gaia iniciou o processo de requalificação do conhecido e mítico campo de S. Tiago, em Oliveira do Douro, para dar-lhe um novo uso e criar condições para a sua utilização e rentabilidade. O investimento será de sensivelmente um milhão de euros, sendo que o espaço estará totalmente requalificado, previsivelmente, no início de 2022.

Outrora utilizado pelo Futebol Clube de Oliveira do Douro, o campo deixou de ser usado por falta de condições e por insuficiência de dimensões. A instituição acabou por abandonar o espaço, construindo um novo estádio nas proximidades da junta de freguesia.

A requalificação atualmente em curso pretende recuperar o máximo possível de elementos construídos, tendo em consideração o seu estado de conservação e segurança para os futuros utilizadores. A cobertura da bancada demonstra degradação, com sinais de ferrugem, que poderão ser corrigidos com uma pintura adequada ou substituição das chapas degradadas. Os balneários, com condições de salubridade e conforto muito deficitárias, não serão recuperáveis, o que dará origem a um novo corpo de balneários, desenhado de forma a incluir dois exclusivos para árbitros e quatro para jogadores. Serão, ainda, construídas instalações sanitárias para o público, estrutura atualmente em falta, com condições para a inclusão de cidadãos com mobilidade reduzida ou condicionada. A área junto à entrada também será ampliada para acomodar uma sala de espera, uma secretaria, um posto médico e uma arrecadação para equipamentos desportivos.

Por sua vez, o túnel existente que faz a comunicação entre balneários e campo de jogo será mantido e requalificado. Também a bancada será recuperada, permitindo cerca de 268 lugares sentados. No campo de jogo será aplicado relva sintética, redimensionando-o para possibilitar a criação de dois campos para futebol de sete e um campo para futebol de nove.

O futuro estádio municipal de S. Tiago tem mais de 7,5 mil metros quadrados e 5,6 dos quais são área de jogo. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "este novo campo servirá várias freguesias e estará ao dispor da comunidade, sendo mais uma estrutura ao dispor dos clubes para a formação das camadas mais jovens do concelho”.

O Estádio Municipal da Lavandeira, também localizado em Oliveira do Douro, a sensivelmente um quilómetro deste campo, encontra-se totalmente lotado com quatro grupos desportivos, quer ao nível da formação, como do futebol sénior, não tendo, por isso, capacidade para albergar todas as necessidades desportivas. Deste modo, com a requalificação do campo de S. Tiago será possível aumentar a oferta na área formativa, um domínio que a Câmara de Gaia reconhece como fundamental para o desenvolvimento dos jovens, contribuindo para a melhoria da saúde física e mental e para a promoção da cidadania ativa e da inclusão social.