Notícias e Destaques 27 Ago 2020 «Meu Bairro, Minha Rua» estende-se a três novas zonas Moradores e utilizadores são convidados a responder a um questionário

O «Meu Bairro, Minha Rua», projeto da Câmara Municipal de Gaia que contribui para a criação de uma forma harmoniosa de viver em comunidade e cujo projeto-piloto foi já implementado no Quarteirão da Biblioteca Municipal, é agora alargado a três novas zonas do concelho: Quarteirão do Cedro, Quarteirão de Quebrantões e Quarteirão de António Sérgio.

"As cidades só têm a capacidade de oferecer algo para todos, quando algo é criado por todos”. Foi com base nesta premissa da escritora e ativista política Jane Jacobs que o projeto nasceu e tem vindo a desenvolver um trabalho muito próximo das pessoas, das famílias e das instituições, procurando garantir que as suas preocupações sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente e participado por todos.

Em articulação com os diferentes serviços do Município, e tendo como âncora a proximidade com as escolas, são sinalizadas algumas zonas do concelho com maior necessidade de intervenção, nomeadamente intervenções pontuais, que resultam numa melhoria do espaço público e, consequentemente, no fortalecimento do sentimento de pertença. Assim, o «Meu Bairro, Minha Rua» integra duas áreas de intervenção que, embora distintas, são inevitavelmente indissociáveis: a área de natureza material, que engloba pequenas obras nos espaços públicos, e a área de natureza relacional, que promove a coesão social e visa a criação de vínculos de confiança entre os cidadãos e as instituições. Nesse sentido, todos os moradores e/ou utilizadores dos espaços agora abrangidos por este projeto são convidados a responder a um questionário:
 Numa parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), através do programa «Ubuntu no Bairro», esta iniciativa procura que o diálogo, as redes e a confiança sejam os fatores críticos para a identificação de problemas e desafios, permitindo a construção de uma comunidade coesa, com objetivos de desenvolvimento comuns.

Consulte toda a informação disponível aqui