Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Meu Bairro, Minha Rua» chega ao Quarteirão do Espinheiro
Notícias e Destaques 09 Jul 2022 «Meu Bairro, Minha Rua» chega ao Quarteirão do Espinheiro Resultados dos inquéritos à população foram apresentados
 
O projeto «Meu Bairro, Minha Rua» será implementado em Canidelo, no Quarteirão do Espinheiro e, no seguimento dos inquéritos distribuídos à comunidade daquele local, foram apresentados os resultados e as sugestões de intervenção, no passado dia 9 de julho, na escola básica de Chouselas. 
Dos questionários enviados, obteve-se uma taxa de resposta de 26,6%. As passadeiras, os passeios, a circulação automóvel e a segurança foram os aspetos que mereceram mais reprovação por parte da comunidade. Por outro lado, os inquiridos mostraram-se mais satisfeitos com outros pontos como a recolha do lixo, a oferta de transportes públicos e a iluminação. Entre as sugestões de melhoria do espaço envolvente ao quarteirão, a população propôs a criação de um novo jardim/espaço verde, a construção de um parque infantil e a colocação de mobiliário urbano, como mesas, bancos e equipamento para a prática de exercício físico, entre outros.
Entre as intervenções que a equipa irá implementar, destaca-se o prolongamento do passeio e a implementação de uma passagem para peões na rua de Bustes; a melhoria dos espaços ajardinados; a colocação de bancos e papeleiras; a pintura de murais; a criação de um espaço ajardinado no terreno do gaveto da rua Espinheiro com a rua nova do Espinheiro (incluirá espaço lúdico para crianças, circuito desportivo para idosos e mobiliário urbano). Naquele local, irá ainda ser implementado um projeto piloto que pretende resolver um problema de salubridade pública, em articulação com a associação de animais, promovendo o envolvimento da comunidade. 
Na área da intervenção educativa, a EB de Chouselas será a escola âncora e, como tem acontecido nas ações anteriores, será desenvolvida a formação creditada a educadores e docentes, com base na metodologia Ubuntu, e serão ainda efetuadas intervenções de melhoramento no recreio da escola, pintura lúdica e colocação de floreira vertical. 
Recorde-se que o «Meu Bairro, Minha Rua», uma iniciativa da Câmara Municipal de Gaia, que conta com o apoio do Instituto Padre António Vieira (IPAV), através do programa "Ubuntu no Bairro”, arrancou em 2019, de forma experimental, no quarteirão da Biblioteca Municipal.  
O projeto nasceu da vontade de encontrar soluções e garantir que as preocupações da comunidade sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente, levando a Vila Nova de Gaia uma visão de futuro projetada por cada cidadão.