Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Meu bairro, minha rua» arranca para quarteirão da Senhora da Graça
Notícias e Destaques 29 Nov 2021 «Meu bairro, minha rua» arranca para quarteirão da Senhora da Graça O objetivo passa por promover uma nova forma de viver em comunidade
 
"Promover uma nova forma de viver em comunidade, através de um trabalho muito próximo das pessoas, das famílias e das instituições, procurando garantir que as suas preocupações sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente e participado por todos”. É com este objetivo principal que o projeto «Meu bairro, minha rua» chega agora ao quarteirão da Senhora da Graça, em Grijó.

A intervenção neste território começou em fevereiro deste ano, com a distribuição de inquéritos à população. Os resultados foram apresentados a 27 de novembro, numa cerimónia que decorreu nas instalações do Grupo Recreativo Mocidade Corveirense. De um modo geral, de acordo com uma taxa de resposta na ordem dos 16%, as pessoas apresentaram queixas ao nível das passadeiras, da oferta de transportes públicos e do estado dos passeios. Ao nível da relação com o espaço envolvente, grande parte das pessoas utiliza o quarteirão para passear o animal de estimação e para a prática de exercício físico.

Questionados sobre se conhecem a alameda da Senhora da Graça, 76,4% respondeu afirmativamente, sendo que, em termos de melhoria do espaço, a maioria sugere a construção de um parque infantil e a colocação de mobiliário urbano.

Neste sentido, tendo em conta os contributos obtidos, a Câmara Municipal de Gaia vai avançar com uma intervenção nesta zona do concelho, num projeto da autoria do arquiteto Luís Vieira. Numa primeira fase, o gabinete de arquitetura fez um levantamento das necessidades e dos principais problemas do local, tendo sido detetadas as seguintes falhas e incongruências: a rotunda não se encontra enquadrada no panorama visual, nem dignifica o espaço existente; os coretos existentes não funcionam num conjunto; não existe um local demarcado para a travessia pedonal entre ruas; o espaço que deveria ser destinado a jardim não se encontra agradável nem tem espaços infantis; há uma falta de organização nos lugares de estacionamento.

Proposta de intervenção

Assim sendo, depois de identificadas as necessidades, foram partilhadas as propostas de intervenção no quarteirão da Senhora da Graça: elevar todo o pavimento envolvente, com o intuito de tornar o espaço com mais amplitude, uniforme e forçando os automobilistas a reduzir a velocidade; situar uma zona de estacionamento e localizar travessias pedonais; demolir a rotunda existente e construir uma silhueta galgável, com a intenção de facilitar a manobra tendo em conta a forte afluência de veículos pesados na zona envolvente; prolongar a união da rua Corveiros e a rua Dr. Ernesto Castro com o intuito de enquadrar com a nova rotunda; dividir a zona pedonal da zona automóvel, através da demarcação dos lancis de granito; localizar um espaço para a montagem de um palco em épocas de festividades; e, por último, instalar um parque infantil, definir os espaços ajardinados e demarcar alguns limites através de floreiras e mobiliário urbano.

Recorde-se que o projeto arrancou em 2019, de forma experimental, no quarteirão da Biblioteca Municipal. O «Meu Bairro, Minha Rua» nasceu da vontade de encontrar soluções e garantir que as preocupações da comunidade sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente, trazendo a Vila Nova de Gaia uma visão de futuro projetada por cada cidadão.