Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
metro
Notícias e Destaques 21 Set 2021 Metro do Porto adjudica desenho da 2.ª linha de Gaia Concurso público para a construção deverá ser lançado em 2022
A Metro do Porto formalizou, a 21 de setembro, um contrato de 2.879.947 euros com um consórcio constituído pela espanhola Ayesa e a portuguesa Quadrante para desenhar a segunda linha de Gaia, ligando a Casa da Música a Santo Ovídio. Trata-se de um troço de cerca de seis quilómetros, com sete estações, a executar, segundo a previsão da empresa de metro, entre 2023 e 2025.

Nos próximos meses, o consórcio vai avançar com o estudo prévio, prevendo-se que o concurso público para a construção seja lançado em 2022. A segunda linha de Gaia vai criar uma ligação e um rebatimento diretos com os serviços da CP na estação de comboios das Devesas, dando origem a um novo interface modal em Vila Nova de Gaia, para além de assegurar o serviço de metro a uma das zonas mais populosas da Área Metropolitana do Porto.

"Este é um investimento do Metro do Porto que conta com o aval do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sendo uma das principais obras que o governo português incluiu no PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, financiado pela União Europeia. O contrato de financiamento relativo à globalidade do investimento nesta linha, no montante de 299 milhões de euros, foi na passada semana formalizado entre a Metro do Porto e a estrutura de missão Recuperar Portugal (entidade gestora do PRR)”, pode ler-se em nota divulgada pela empresa Metro do Porto.