Metro até ao hospital no primeiro trimestre de 2024
Notícias e Destaques 02 Mai 2023 Metro até ao hospital no primeiro trimestre de 2024 Ministro da Saúde visitou as obras da Linha Amarela

A obra de extensão da Linha Amarela do metro, a decorrer em várias frentes, vai levar este transporte até ao Hospital de Gaia, já em 2024. Foi neste contexto que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitou, a 29 de abril, a empreitada junto àquela unidade de saúde. Acompanhado pelos presidentes da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, da Metro do Porto, Tiago Braga, e do conselho de administração do Hospital de Gaia, Rui Guimarães, o governante congratulou-se por perceber, in loco, que a obra continua a decorrer "a bom ritmo” e que a operação no novo troço desta linha terá início no primeiro trimestre de 2024, o que irá permitir "a centenas de milhares de pessoas, utentes e profissionais, acederem ao Hospital de Gaia em muito melhores condições”. Lembrando que este centro hospitalar está "muito pressionado pela dificuldade de acesso, uma vez que as pessoas têm apenas um transporte público em autocarro ou em viatura própria”, Manuel Pizarro destacou a melhoria que irá representar a chegada do metro àquela zona, com as pessoas a passarem a dispor de "um sistema de mobilidade moderna, isto é, cada vez que o metro para à superfície, o semáforo da rua passa a verde, dando prioridade aos peões”.
"Com esta Linha Amarela até Vila d’Este e a Linha Rosa em construção no Porto vamos ter todos os hospitais do Grande Porto ligados pelo sistema de metro. Já temos o Hospital de S. João e o Hospital de Matosinhos, vamos passar a ter o Hospital de Gaia e, uns meses depois, o Hospital de Santo António”, realçou ainda o ministro da Saúde, que visitou, depois, a frente de obra onde foi montado, módulo a módulo, o viaduto que fará a ligação entre a estação de Santo Ovídio e a estação subterrânea de Manuel Leão.