Notícias e Destaques 08 Abr 2021 MediaVeritas, a iniciativa que promove a literacia mediática Conheça este projeto direcionado para a comunidade sénior

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia pretende garantir a transição e a segurança digitais da população sénior do concelho, um dos grupos mais afetados pela infoexclusão e pela iliteracia digital e mediática. Com a migração dos meios de comunicação para as plataformas digitais, muitos indivíduos ficaram excluídos, sobretudo aqueles que não dominam o mundo digital, na sua maioria cidadãos envelhecidos e isolados socialmente. São vários os estudos que demonstram que este grupo é o mais vulnerável à desinformação, à informação descontextualizada e ao fenómeno das fake news, sendo também quem tem maior tendência para partilhá-las.

O objetivo da autarquia é sensibilizar esta população para a problemática associada à desinformação e disseminar os meios e ferramentas que os seniores têm ao seu alcance para a combater, mostrando que a Internet, os media digitais e as redes sociais podem contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como promover a coesão social e o envolvimento na sociedade através de uma participação mais ativa.

A «Academia MediaVeritas», um projeto da APImprensa – Associação Portuguesa de Imprensa com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, é uma das iniciativas de inovação social destinadas à promoção da literacia mediática na comunidade sénior do Município. A metodologia foi inspirada na forma de trabalho dos media, no modo como as redações editoriais se organizam e analisam, avaliam e agem sobre a informação. Pretende-se, também, envolver as comunidades mais jovens, em particular os estudantes universitários, integrando-os como voluntários e contribuindo para a sustentabilidade desta ação no médio-longo prazo.