Notícias e Destaques 25 Nov 2020 Manuel Heitor entrega à Câmara de Gaia 320 livros da coleção «Ciência & Conhecimento» Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou, ainda, a Escola Ciência Viva

Numa iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apoiada pela Ciência Viva, decorreu, a 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, uma cerimónia no auditório do Parque Biológico de Gaia, que permitiu a entrega de 320 livros da coleção «Ciência & Conhecimento» à Câmara Municipal de Gaia. O ministro Manuel Heitor entregou esta coleção a Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, para posterior distribuição pelos equipamentos educativos, culturais e científicos do Município.
A coleção «Ciência & Conhecimento» é uma iniciativa comissariada pelo livreiro e antropólogo Luís Gomes e editada pela «A Bela e o Monstro» com o jornal Público no âmbito das comemorações dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal.

A coleção reedita as primeiras edições de oito obras relevantes para a promoção da cultura científica, como «A Origem das Espécies», de Charles Darwin, ou o «Livro de Algebra en Arithmetica y Geometria», de Pedro Nunes.

A cerimónia começou com uma visita à Escola Ciência Viva do Parque Biológico de Gaia, um projeto educativo da Ciência Viva e da autarquia de Gaia dedicado à Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). "Este projeto mostra bem a ponte que existe entre educação do ensino obrigatório e a ciência, duas áreas que, aparentemente, não têm nada a ver uma com a outra, mas onde há uma enorme interligação. O ensino experimental e laboratorial tem claras vantagens na melhoria do desempenho do ensino. A escola Ciência Viva em Gaia ainda tem muito potencial para crescer, mas é já claro o impacto que tem na vida dos alunos, permitindo aos professores terem uma experiência alternativa à sua sala de aula”, partilhou Eduardo Vítor Rodrigues. Manuel Heitor, por sua vez, deixou uma palavra de reconhecimento pelo trabalho ali desenvolvido. "É reconhecido o trabalho de Gaia na ação educativa, dos professores, dos diretores e dos agrupamentos, sem os quais não há uma educação com claros impactos nos mais jovens”.

Obras que integram a coleção «Ciência & Conhecimento»:
- A Origem das Espécies, de Charles Darwin
- Da Terra à Lua: viagem direta em 97 horas e 20 minutos, de Júlio Verne
- Vida, Espírito e Matéria, de Erwin Schrödinger
- Da Educação, de Almeida Garrett
- Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos últimos três séculos, de Antero de Quental
- Coloquios dos simples, e drogas he cousas medicinais da India, de Garcia de Orta
- Livro de Algebra en Arithmetica y Geometria, de Pedro Nunes
- Teorias de Einstein: o Princípio de Relatividade Restrita