Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Largo do Palheirinho é o novo espaço de fruição de Avintes
Notícias e Destaques 13 Out 2022 Largo do Palheirinho é o novo espaço de fruição de Avintes Área foi alvo de uma profunda requalificação
 

Cerca de dez meses depois do início da obra, o Largo do Senhor do Palheirinho, na freguesia de Avintes, já tem uma nova «cara». Com esta requalificação, que resultou de um investimento municipal na ordem dos 600 mil euros, pretendeu-se dar uma imagem moderna e urbana àquele espaço, quer na perspetiva ambiental, como social e patrimonial, valorizando, assim, a interseção com o Cineteatro Almeida e Sousa, equipamento icónico adquirido pela Câmara Municipal de Gaia. A inauguração oficial decorreu a 13 de outubro, num momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. Este é, a partir de agora, um espaço de fruição e de referência na freguesia e no concelho. 

"O Município de Gaia tem criado uma rede de centros cívicos pelo concelho. Assim foi em Oliveira do Douro, Sandim, Serzedo, Grijó, Avintes, pretendendo que em cada um se encontre um espaço que reconhecido como o centro cívico épico da freguesia. Cumprido esse objetivo, seguir-se-á outro, que é passarmos a ter outros polos dentro da freguesia”, partilhou Eduardo Vítor Rodrigues, acrescentando: "temos de evoluir para ter dentro de cada freguesia múltiplos espaços de convívio e fruição”. Assim se "constrói aos bocadinhos o nosso território”, concluiu.

Por sua vez, para Cipriano Castro, presidente da junta de freguesia de Avintes, mais do que o Largo do Senhor do Palheirinho, este dia marca a "reabilitação de um espaço central da freguesia, personificado neste largo que recebeu a mais significativa transformação e renovação”. A partir de agora, este novo espaço receberá uma dinâmica mais apelativa, como a feira do Palheirinho, a realizar-se aos sábados; trocas de livros, venda de velharias; entre outras atividades levadas a cabo pela junta de freguesia e pelas coletividades locais. 

Recorde-se que, como foi divulgado no início deste procedimento, a obra incluiu a supressão de vias de atravessamento das praças e lugares de estacionamento para uma melhor vivência pedonal e ligação com os serviços do rés-do-chão; a reorientação espacial do largo com elementos patrimoniais em destaque (capela, cruzeiro, fachada poente); a reutilização do pavimento existente e pavimentação com materiais de maior nobreza em área central do largo; a criação de uma sombra através de uma pérgola de madeira; a instalação de espaços para sentar e mesas; a iluminação diferenciada do espaço; a plantação de um maior número de árvores e a reformulação dos espaços plantados; e, por fim, a arborização da rua 5 de outubro, com definição de alinhamentos e pontos focais. 

Para Eduardo Vítor Rodrigues, "esta intervenção integra um plano global e devidamente enquadrado que pretende devolver a dinâmica àquela zona da freguesia. Com a requalificação do Teatro Almeida e Sousa, queremos que Avintes volte a ser um centro cultural do concelho, com um espaço envolvente atrativo, contemporâneo e em sintonia com o desenvolvimento que está a acontecer um pouco por toda a cidade”.