Notícias e Destaques 07 Fev 2019 Lançado concurso público para a reabilitação da Biblioteca Municipal Autarquia vai investir 1,4 milhões na requalificação do espaço

A Câmara Municipal de Gaia vai reabilitar a Biblioteca Municipal, num projeto de cerca de 1,4 milhões de euros a estar pronto no final de 2020. O lançamento do concurso público foi aprovado, por unanimidade, na última reunião de Câmara, que decorreu a 4 de Fevereiro, em Arcozelo.
Além dos arranjos interiores e exteriores, a intervenção – que terá comparticipação financeira no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) – irá incidir na troca de caixilharia, arranjo do telhado e atualização do espólio, com a criação de um núcleo monográfico ligado à literatura local e regional. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, destacou as intervenções no arquivo e na zona dedicada ao Serviço de Leitura Especial, um núcleo dedicado a leitores invisuais. "Neste momento, está num local que não se coaduna com a importância do trabalho que faz. É o melhor núcleo deste género em bibliotecas públicas. Vamos relocalizá-lo”, partilhou.
Recorde-se que este serviço, que abriu em 1998, tem cerca de 950 utilizadores, recebendo, frequentemente, solicitações de escolas que procuram obras do Plano Nacional de Leitura e de instituições como delegações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (Acapo). Além disso, o espaço tem cerca de 1.400 obras em braille e mais de 3 mil em suporte áudio, que podem ser requisitadas de forma gratuita durante trinta dias.