KakyGaia debateu os desafios da Mulher no Desporto
Notícias e Destaques 26 Dez 2022 KakyGaia debateu os desafios da Mulher no Desporto Esta foi uma das principais novidades da edição deste ano

A 32.ª edição do KakyGaia trouxe novidades. Desde logo, o Ciclo de Conferências que abriu o torneio e criou um debate construtivo sobre «A problemática da Mulher no Desporto», contando no arranque com as intervenções do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e do selecionador nacional de andebol feminino, José António Silva. Durante este primeiro momento falou-se da influência da parentalidade no desporto, com referência ao crescimento preocupante das situações de violência entre adeptos nos jogos de formação e ao papel que os pais devem desempenhar dentro e fora do jogo. Nutrição, maternidade e desporto como fator de inclusão foram outras das temáticas abordadas neste ciclo de conferências pioneiro.

Outra das novidades da 32.ª edição do KakyGaia foi a realização do Torneio Internacional de Seniores que, num formato quadrangular, conta com seleções nacionais e clubes, sendo que os jogos se realizam à noite e são uma oportunidade de aprendizagem, convívio e promoção da modalidade para todas as equipas participantes, famílias e público presente.

De referir que o KakyGaia, cuja 32.ª edição decorre de 26 a 30 de dezembro em vários locais, inclusive quatro pavilhões municipais (Lavandeira, Pedras, Salvador Guedes e Vila d’Este), é um dos torneios de andebol feminino com mais prestígio do país. Mais de 50 equipas e mil atletas oriundos de vários pontos de Portugal e de Espanha reúnem-se para terminar o ano em festa, numa celebração do andebol feminino.