Juventude celebrou o Dia Internacional da Mulher
Notícias e Destaques 09 Mar 2023 Juventude celebrou o Dia Internacional da Mulher Dezenas de jovens participaram em sessão evocativa

O Gabinete de Juventude de Gaia associou-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher com uma sessão evocativa que reuniu cerca de sessenta jovens, que aproveitaram o momento para fazer uma reflexão sobre o papel da mulher nos seus diferentes domínios: laboral, pessoal e mesmo no campo da intervenção social.

A sessão, que se realizou no Gabinete de Juventude, reuniu jovens de três escolas do concelho: Escola Profissional do Infante, Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto e Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Foram deixados testemunhos por parte de duas jovens – Filipa Martins e Cristiana Santos –, em particular sobre a evolução histórica dos Direitos da Mulher e enfoque nas competências emocionais necessárias para liderar. Interveio também na sessão Anabela Amaral, diretora da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, que abordou a sua experiência no exercício do cargo que desempenha e dentro de um universo particular que é o da escola.

Para Elísio Pinto, vereador da Juventude, "os valores da igualdade devem ser exaltados e relembrados de forma permanente. Numa sociedade que infelizmente nos mostra que mesmo a democracia e a liberdade de expressão podem não ser conceitos totalmente adquiridos, estas demonstrações cimentam o verdadeiro espírito de coesão social”. "Em Gaia, sempre procuraremos que as nossas jovens estejam na primeira linha da mudança pela positiva. O espírito reivindicativo e de liderança tem sido, para todos nós, uma grande demonstração de resiliência”, sustentou.
A sessão evocativa terminou com um momento musical de Diana Oliveira.