Notícias e Destaques 19 Fev 2020 Junta de Freguesia de Canelas: a longa espera terminou Edifício-sede foi inaugurado pela ministra Alexandra Leitão

Depois de mais de vinte anos de espera, a população de Canelas tem, a partir de 19 de fevereiro, uma razão para sorrir. O edifício-sede da Junta de Freguesia foi inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. Canelas era, até este dia, a única freguesia de Vila Nova de Gaia sem sede própria.

Esta primeira fase de uma requalificação mais abrangente – Fórum de Cidadania de Canelas – implicou um investimento municipal de cerca de 600 mil euros e contempla a junta de freguesia, os serviços sociais e administrativos, o salão nobre, o Espaço Cidadão, o Gabinete de Inserção Profissional e o Gabinete de Apoio Social. Da autoria do arquiteto Daniel Couto, este edifício é acessível a todos, com condições para pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, através de rampas e de um elevador. O edifício obedece, ainda, às exigências regulamentares de edificação e utilização pública, sendo projetado de modo rigoroso e inteligente para obter o melhor desempenho térmico e acústico das envolventes exteriores, dos sistemas de ventilação e controlo da qualidade do ar interior.

O Fórum de Cidadania de Canelas contempla, ainda, uma segunda fase, ainda em curso, que irá nascer ao lado do edifício da junta de freguesia. Incluirá um auditório com cerca de 350 lugares, com condições para acolher as necessidades de várias instituições, e terá, ainda, uma praça e um centro cívico, reorganizando toda a área envolvente e tornando este novo espaço mais aprazível para todos.

O projeto global foi estruturado em três eixos: enquadramento urbano, arquitetura simbólica e qualidade construtiva. O novo edifício – agora inaugurado – tem uma componente administrativa e institucional e uma outra, ainda em execução, para a realização de eventos – envolverá a nova praça, estabelecerá ligação axial ao Coreto e à Igreja Matriz e irá reforçar a imagem e referência urbana do centro de Canelas.