Jovens gaienses disseminam valores europeus nas capitais de distrito
Notícias e Destaques 17 Nov 2021 Jovens gaienses disseminam valores europeus nas capitais de distrito EU/ON Scaling UP projeta a União Europeia junto de um público muito específico

O mês de novembro assinalou a continuidade das atividades do projeto Erasmus EU/ON Scaling UP. Trata-se de um projeto de diálogo para jovens entre os 15 e os 25 anos em que se pretende redescobrir a União Europeia e as suas oportunidades.

Cada sessão do EU/ON Scaling UP contempla atividades de educação não-formal, grupos de trabalho e mesas redondas com jovens, decisores políticos e peritos de juventude. Até ao momento, o EU/ON Scaling UP, que se realiza com o apoio do Erasmus+ Juventude em Ação e conta com a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, já realizou sessões em Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, tendo contado com a participação de 230 jovens e 40 decisores políticos e técnicos de juventude.

O EU/ON Scaling UP terminará com um seminário final em Gaia, em 2022. Terá a duração de dois dias e contará com a participação de representantes jovens de todas as cidades participantes, bem como decisores políticos e peritos que estiveram envolvidos.

O projeto coloca os jovens a trabalhar temas relacionados com valores europeus, estratégias para a juventude, igualdade para todos, saúde mental, alterações climáticas, entre outros. Com ele, a Câmara Municipal de Gaia pretende potenciar o "Capital Jovem” do concelho, colocando os jovens gaienses na liderança de um processo de capacitação jovem a nível nacional.

Para Elísio Pinto, vereador da autarquia com o pelouro da Juventude, "o EU/ON Scaling UP reforça o papel do capital jovem de Gaia, colocando as juventudes de Gaia na liderança de um processo de capacitação nacional que pretendemos inclusivo e agregador, não deixando ninguém para trás”.

Próximas sessões:
  • 18 de novembro – 9h30 - 13h00, IPDJ Leiria
  • 24 de novembro – 14h00 -18h00, sala 12.3.12 do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro (12 DCSPT - UA)
  • 29 de novembro – 10h00-16h30, IPDJ Faro
  • 30 de novembro – 9h30-13h00, IPDJ Beja