Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Jovens assinalam Direitos Humanos
Notícias e Destaques 12 Jan 2022 Jovens assinalam Direitos Humanos Exposição itinerante vai mostrar trabalhos da autoria de jovens de Gaia
 
No dia 10 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma data que assume particular importância na área da juventude. Deste modo, a Câmara Municipal de Gaia, através do Gabinete de Juventude, retomou a campanha de sensibilização para os direitos humanos e convidou 34 jovens a darem a sua perspetiva. Daqui nasceu um trabalho de informação, reflexão e capacitação que decorreu entre 21 de novembro e 4 de dezembro. Na ocasião, os jovens abordaram a temática dos direitos humanos de forma inspiradora através de diferentes testemunhos. 

Agora, é tempo de se passar para um novo capítulo. No dia 12 de janeiro iniciou-se a exposição itinerante «Campanha de Sensibilização dos Direitos dos Jovens», uma exposição que tornará públicos 21 trabalhos da autoria de jovens e subordinadas ao tema. O arranque decorreu no agrupamento de escolas Gaia Nascente, sendo que a exposição irá passar, até ao início de abril, pelas escolas secundárias e profissionais do concelho. 

Trata-se de uma mostra que expõe "dramatizações visuais” encenadas pelos jovens, captadas em fotografia, e acompanhadas por uma mensagem escrita que expressa a sua visão e os seus valores sobre alguns dos Direitos dos Jovens.

Para Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia, "o Município de Gaia sente-se honrado por este trabalho realizado por 34 jovens, que deram a conhecer a sua visão sobre os direitos humanos a nível mundial, especialmente aqueles que tocam milhões de jovens. Estou certo de que esta exposição será uma fonte de inspiração para sensibilizar outros jovens, a comunidade em geral e, também, para identificarmos contributos, soluções e novas formas de fortalecimento de políticas de juventude”.