Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 20 Ago 2020 «Jardim Sensorial» promove a saúde mental e física dos gaienses Projeto foi um dos vencedores do GOP+Jovem 2020
O «Jardim Sensorial» foi um dos vencedores do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP+Jovem 2020), com um total de 211 votos, na categoria de Criatividade, Cultura e Desporto. Este projeto traduz-se na manutenção e promoção da saúde, seja num envelhecimento mais saudável e ativo, seja na manutenção e/ou reabilitação das capacidades psicomotoras, "mas até mesmo como uma fuga da realidade, visto que o nosso quotidiano é muito stressante. E o jardim promete ser um local onde nós podemos parar, respirar e pôr os nossos sentidos à prova”, explica a autora do projeto, Érica Moreira.

Inspirada na cultura oriental e na sua relação com a natureza e os jardins em concreto, esta iniciativa pretende promover a harmonia e o equilíbrio, funcionando como uma terapia para toda a comunidade. O «Jardim Sensorial» promete despertar os cinco sentidos do corpo humano através das diferentes texturas das plantas e do solo, dos sons da água, dos pássaros, do vento, das folhas e flores, das suas cores e cheiros, num regresso ao nosso "eu primitivo”.

Para Érica Moreira, que concorreu ao GOP+Jovem 2020 com o objetivo de reafirmar o seu papel ativo na sociedade e ajudar as pessoas, "Gaia tem políticas de juventude incríveis e exemplares para toda a Europa, estamos no Município ideal para conseguir pôr os nossos projetos e as nossas ideias em prática”.

Todos os projetos vencedores serão inseridos no orçamento municipal para 2021 e executados nesse mesmo ano. A edição deste ano contou com um montante total de 240 mil euros, com um plafond de 40 mil euros para cada projeto. Foram submetidas 98 propostas, sendo 21 delas consideradas elegíveis pela Comissão Técnica. A plataforma registou um total de 2355 votos por parte dos jovens de Gaia (entre os 13 e os 30 anos e com ligação comprovada ao concelho).

O GOP+Jovem pretende reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo assim a existência de uma sociedade civil forte e ativa e reforçando o compromisso com o sucesso do Plano Municipal da Juventude de Gaia. Ciente da importância desta iniciativa, a Câmara Municipal de Gaia prevê o regresso da mesma em 2021.