Investigadores por uma noite
Notícias e Destaques 03 Out 2022 Investigadores por uma noite Iniciativa europeia aproxima jovens da ciência

Vila Nova de Gaia foi um dos municípios que acolheram a Noite Europeia dos Investigadores, no dia 30 de setembro, no Centro Social e Paroquial Santo André. Promovido pela INOVA+ em colaboração com a Câmara Municipal, o evento juntou miúdos e graúdos numa aventura com a Liga da Ciência, em torno de diferentes temas, entre eles saúde, cultura, segurança civil, digital, clima, energia ou alimentação. Em cada um deles, os participantes tiveram a possibilidade de interagir com investigadores de diferentes áreas, participar em oficinas temáticas e experiências nas quais foram investigadores na primeira pessoa e completar uma caderneta de cromos repleta de histórias reais da ciência e investigação.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia desde 2005, com o objetivo de celebrar a ciência e aproximá-la dos cidadãos. O evento decorre simultaneamente em mais de 25 países e muitas cidades da Europa, com vista a promover a investigação de excelência, aumentar o interesse dos jovens nas carreiras científicas e de investigação e mostrar o impacto dos investigadores e das suas descobertas na vida quotidiana das pessoas.