Notícias e Destaques 06 Abr 2020 «Hotel Positivo» para quem não pode fazer isolamento em casa Hospedaria do Parque Biológico acolhe utentes infetados por Covid-19

Numa parceria entre a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar de Gaia, a hospedaria do Parque Biológico de Gaia é, desde a passada quinta-feira, o «Hotel Positivo», servindo agora para acolher doentes com covid-19 cujas condições de habitabilidade não garantam as normas de isolamento.

Este alojamento é exclusivamente dedicado a utentes infetados pelo novo coronavírus sem necessidade de internamento e sem possibilidade de irem para a casa, pelo facto de as suas condições não permitirem garantir as normas de segurança de isolamento. Os doentes encaminhados para este hotel terão de assegurar que têm o telefone ou telemóvel sempre ligado, comprometendo-se a unidade de saúde a garantir a alimentação, a higienização e o acompanhamento médico necessário. Cada utente terá um termómetro, máscara cirúrgica e folhetos informativos.

Eduardo Vítor Rodrigues sublinha que os doentes encaminhados para o «Hotel Positivo» não têm "grande dependência", mas desta forma mantêm-se sob o controlo do hospital. Neste contexto, esta é uma resposta que cria "alívio de camas" do hospital, que ficam assim para os doentes que precisam de ser ventilados. "As necessidades e as urgências, gere-as melhor o hospital, à câmara só compete dar todo o apoio possível, sublinha o autarca, concluindo: "Temos os equipamentos, é para os ceder".