Homenagem a Rui Nabeiro, “um ser humano excecional”
Notícias e Destaques 17 Nov 2021 Homenagem a Rui Nabeiro, “um ser humano excecional” Comendador recebeu a «Chave da Cidade»

No ano em que assinala nove décadas de vida, o Comendador Rui Nabeiro recebeu, a 17 de novembro, numa simbólica e emotiva cerimónia no salão nobre dos Paços do Concelho, a distinção honorífica «Chave da Cidade de Vila Nova de Gaia». De acordo com o Regulamento Municipal, todas as Chaves da Cidade são numeradas, sendo a primeira propriedade do Município e a segunda pertence, agora, a Rui Nabeiro, que passa a ser "gaiense” de coração.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, a entrega desta Chave é um ato simbólico para "reforçar o sentido de homenagem e agradecimento a pessoas coletivas ou individuais que, pelos seus feitos extraordinários e pelos seus exemplos, tenham contribuído para uma sociedade melhor, dentro e fora do concelho”.

O Comendador foi descrito por Eduardo Vítor Rodrigues como um "empresário de sucesso” com a conciliação de uma "vida inspiradora”. É "um ser humano excecional, um empresário visionário, um homem corajoso” como já "não há tantos assim”. Esta homenagem terá sempre um significado especial por ser uma "figura tão extraordinária e tão querida”. Para Eduardo Vítor Rodrigues, mesmo sendo uma homenagem "singela para quem a recebe, ela é magnífica para nós (...) que nos sentimos honrados por este momento”.

Rui Nabeiro, que vê Gaia como a cidade que lhe deu "condições para pensar e sonhar”, é agora enaltecido pela sua dedicação às pessoas, um momento que ficou "inscrito no coração”.