Heliporto no Hospital de Gaia em concurso
Notícias e Destaques 29 Mai 2023 Heliporto no Hospital de Gaia em concurso Equipamento deverá estar pronto ainda este ano

O concurso para a construção do heliporto do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) foi lançado a 22 de maio, representando um investimento de 1,5 milhões de euros, prevendo-se que possa estar concluído no final deste ano. Um equipamento "de especial importância na rápida resposta ao doente crítico”, considera o CHVNGE, salientando que este é "o destino, ou origem, de cerca de 7,2% dos doentes críticos helitransportados de e para os hospitais do Grande Porto, e ainda um hospital de fim de linha na região Norte, dispondo de um Serviço de Urgência Polivalente com Centro de Trauma”.

"Sendo o único hospital desde Vila Nova de Gaia até Coimbra que tem todas as valências médico-cirúrgicas, torna-se crucial que possa passar a dispor de um equipamento de transporte aéreo (heliporto), respondendo assim ao levantamento feito pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sobre os hospitais que tinham de construir heliportos ou requalificá-los, e que colocava o CHVNGE como prioritário”, refere ainda o CHVNGE em nota de imprensa.

O CHVNGE dispõe de um Serviço de Urgência Polivalente com Centro de Trauma, "o que significa que a existência do «HeliGaia» – assim batizado pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro –levará à sua utilização preferencial para o encaminhamento de politraumatizados graves em contexto de transporte primário, permitindo ainda que os doentes helitransportados deduzam o risco associado a este tipo de transporte ou transferência”, explica o documento.

A Câmara Municipal de Gaia já se havia disponibilizado para apoiar a construção do heliporto, financiando a comparticipação nacional (cerca de 300 mil euros), considerando tratar-se de uma obra "decisiva para a região”. "Não podemos permitir que as valências e importância do Hospital de Gaia fiquem comprometidas, nomeadamente a sua urgência polivalente”, alertou Eduardo Vítor Rodrigues, ainda antes da luz verde à construção.