Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Greater Porto» une municípios da Frente Atlântica
Notícias e Destaques 03 Out 2022 «Greater Porto» une municípios da Frente Atlântica Iniciativa inédita para dinamizar a economia revela-se em Munique
 
Os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia apresentam o «Greater Porto», uma entidade que pretende agregar interesses e empresas e dinamizar a economia. Um esforço conjunto focado em impulsionar a região para um novo patamar de competitividade e atratividade na captação de investimento de elevado valor acrescentado, que potencie as características únicas do «Greater Porto», designação eleita pelos três municípios da Frente Atlântica para o posicionamento conjunto. 

Pioneiro em Portugal, o «Greater Porto» nasce do diálogo e da cooperação entre estes três municípios e tem como objetivo desenvolver oportunidades de crescimento em toda a "cadeia de valor” das atividades de promoção territorial e atração de investimento, nacional e estrangeiro, para o Norte/Noroeste de Portugal. Este desígnio comum entre Matosinhos, Porto e Gaia é extremamente relevante num contexto global de acelerada transformação, em que se verifica um crescente impacto e aceleração das macrotendências.  

O «Greater Porto» estará presente na próxima edição da Expo Real, que decorre em Munique de 4 a 6 de outubro, com um espaço de 154 metros quadrados que revela o projeto globalmente, mas que, simultaneamente, comunica a linguagem da marca de cada cidade. Será um espaço preparado para acolher diversas iniciativas, no qual se irá promover a interação entre participantes. Quinze empresas participam na exposição, contribuindo para o posicionamento internacional do «Greater Porto».

Ricardo Valente, vereador do pelouro da Economia, Empreendedorismo e Emprego da Câmara Municipal do Porto, explica que "o «Greater Porto» é uma entidade orientada para a promoção e atracão de investimento para a região, com especial foco nos mercados internacionais e para a criação de uma marca territorial forte, através de um modelo de cooperação e articulação regional que reconheça as potencialidades e obstáculos, atuando numa lógica em que a multipolaridade é uma condição essencial”. 

"Se queremos ganhar massa critica, dinamizar a economia da região e os seus fatores competitivos na atração e desenvolvimento de investimento, temos de romper com a matriz atual, desenvolver estratégicas económicas concertadas e atuar numa ótica de articulação, numa participação conjunta, como o «Greater Porto», afirma Marta Pontes, vereadora da Economia, Comércio e Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos.

Já António Castro, administrador da Gaiurb, destaca que "o objetivo é criar um ambiente favorável para potenciar ao máximo os valores dos fatores competitivos da região, tornando-a um destino atrativo a uma escala global, numa interseção de sinergias. Desenvolver uma estratégia regional concertada, através do estabelecimento de uma rede de agentes internacionais com presença física em países/regiões com centros de decisão de investidores de grande dimensão em setores considerados estratégicos para a região é uma das muitas formas de promoção do «Greater Porto».