Notícias e Destaques 21 Mai 2019 Gala de Finalistas solidária Receita do evento reverteu para instituições sociais

O Pavilhão Desportivo Municipal de Gaia recebeu a XIII Gala de Finalistas do Ensino Secundário. A gala voltou a ter um cariz solidário: a receita, no valor de 3600 euros, foi canalizada para três instituições de apoio à deficiência: APPDA, APPACDM e CERCIGAIA.

O evento contou com a atuação de Diogo Piçarra, uma escolha que resultou de uma auscultação prévia aos jovens. O intérprete encantou os presentes com temas como "Paraíso”, "Tu e Eu” e "Dialeto”. A gala contou com um total de mil participantes, em representação de todas as escolas secundárias do concelho. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, marcou presença no evento e destacou a importância do fortalecimento do papel do docente.

"De uma vez por todas é necessário valorizar o papel do professor em todo o processo educativo. São decisivos na construção de uma sociedade desenvolvida e solidária”, destacou o autarca.

O autarca ressalvou ainda o importante papel que a juventude deve desempenhar na construção do futuro. "Na vida é necessário sonhar e apoiar a concretização de metas.
A juventude é uma oportunidade. Os jovens são o presente e o futuro. São forças criativas com potencial transformador, que devem estar envolvidas nas decisões que afetam as suas vidas e comunidades”. Aos finalistas da XIII Gala de Finalistas foi oferecida uma faixa e o respetivo jantar. O evento encerrou com a atuação do DJ Lorenzo.

Entretanto, decorrem a bom ritmo as viagens de finalistas do 4º ano ao Oceanário de Lisboa. Na área da juventude, destaque ainda para o GOP + Jovem 2019 - que está na sua fase final de análise técnica das 56 propostas submetidas – e para o Concurso Municipal de Bandas de Garagem do Município de Gaia, cujas maquetas estão a ser avaliadas pelo júri.